Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de março de 2011

hormonio da fome


Grelina é um hormônio produzido pelo estômago. Quando está vazio, ele age no cérebro e dispara a sensação de fome. Na medida que a pessoa ingere o alimento ele vai diminuindo sua concentração.Quando ficamos muito tempo sem comer,ele aumenta e aí quando vamos comer ....haja comida pra saciar !!!
Ao contrário do que é de se esperar, a quantidade de grelina nos obesos é menor do que nas pessoas com o peso ideal.  O que acontece é que os obesos tem uma maior sensibilidade a esse hormônio, e um mecanismo que reduz sua produção quando o obeso ganha peso.
As pessoas magras secretam grandes quantidades de grelina enquanto dormem, já esse fenômeno não é verificado nos obesos.
É por isso que se recomenda não demorar muito para fazer as refeições, pois mesmo comendo pouco, se sua alimentação for demorada, sua fome vai passar e você não vai ter se alimentado direito, deixando sobrar comida.

"Hormônio da fome" também tem efeito sobre o stress

É fato: Stress e ansiedade, na maioria das vezes, significa sair da dieta, atacar doces, chocolates, ingerir mais comida do que o habitual. Você pode não saber a razão, mas comer ajuda a aliviar o stress e até a depressão. Isso ocorre porque altos níveis de grelina, hormônio responsável pela sensação de fome, têm efeito antidepressivo e ansiolítico no corpo. 
Estudos mostram que o stress crônico faz os níveis de grelina aumentarem, e os comportamentos associados com a depressão e a ansiedade diminuem quando os níveis de grelina sobem. O efeito colateral desagradável, é claro, é o aumento da ingestão de comida e o ganho de peso. 
Como evitar a grelina, o hormônio da fome?

As três principais refeições do dia são o café da manhã, almoço e jantar.No entanto, sabemos que para manter uma alimentação saudável, ou ainda, para quem deseja perder peso, é fundamental comer entre as principais refeições.Períodos prolongados de jejum acarretam maiores liberações de grelina e, consequentemente, uma maior vontade de ingerir alimentos durante a próxima refeição.
 
Por isso, é importante manter o nosso estômago "ocupado".O correto é comermos de uma forma moderada e fracionada, de acordo com as necessidades calóricas de cada um, cerca de cinco ou seis vezes ao dia.
 
Para preencher os intervalos entre as principais refeições, estas são algumas boas opções: frutas, barras de cereais, iogurte desnatado, frutas secas, torrada integral (esta pode ser acompanhada de queijo branco, cottage ou geléia light), cookies integrais e suco de soja.bjsssssssss