Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Gordura trans....Já parou pra pensar sobre "ela"?


A gordura vegetal hidrogenada, presente em alimentos industrializados.A gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. "Algumas carnes e o leite já têm essa gordura, mas em pequena quantidade.Acreditava-se que, por ser de origem vegetal, a gordura trans ofereceria menos riscos à saúde. Mas estudos posteriores descobriram que ela é ainda pior que a gordura saturada, que também aumenta o colesterol total, mas pelo menos não diminui os níveis de HDL no organismo. Em geral, as gorduras vegetais, como o azeite e os óleos, são bons para a saúde. Porém, quando passam pelo processo de hidrogenação ou são esquentadas, as moléculas são quebradas e a cadeia se rearranja. Essa nova gordura é que vai fazer todo o estrago nas artérias. Esse processo de hidrogenação serve para deixar a gordura mais sólida. E é ela que vai fazer com que os alimentos fiquem saborosos, crocantes e tenham maior durabilidade. O grande desafio atual da indústria é encontrar uma alternativa mais saudável à gordura trans, sem que os alimentos percam suas propriedades.

Biscoito, salgadinhos, sorvete e margarina são uma bomba de gordura trans. Fotos: Alfredo Franco, Pedro Rubens e Luna Garcia/DEDOCA gordura trans não é sintetizada pelo organismo e, por isso, não deveria ser consumida nunca. Mas, como isso é quase impossível, o Ministério da Saúde determinou que é aceitável consumir até 2g da gordura por dia, o que equivale a quatro biscoitos recheados. Mesmo tendo isso em mente, um dos grandes problemas para o consumidor é conseguir perceber com clareza quanta gordura trans existe em cada alimento. 
Tipos de gorduras e onde são encontradas:

Gordura Monoinsaturada e Poliinsaturada

Esses 2 tipos de gorduras insaturadas têm um efeito positivo para a saúde. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue. O corpo necessita de gorduras para que o corpo absorva as vitaminas A, D, E e K. Porém, seu consumo deve ser moderado pois todos os tipos de gorduras também são ricos em calorias.
A gordura monoinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:
  • abacate
  • óleo de canola
  • azeite de oliva
  • óleo de girassol
  • óleo de gergelim
  • óleo de amendoim
A gordura poliinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:
  • peixes e frutos do mar (Ômega-3, 6, 9)
  • soja
  • óleo de peixe
  • grãos

Gordura Saturada

Ainda existem controvérsias sobre os efeitos maléficos da gordura saturada para a saúde do homem. No geral, especialistas condenam a gordura saturada, relacionando-a com o aumento de problemas cardíacos. Porém, existem especialistas que contestam esses supostos efeitos maléficos da gordura saturada, indicando que por trás dessa má fama estão as indústrias que queriam promover a gordura trans como uma melhor alternativa.
As gorduras saturadas podem ser encontradas no óleo e derivados de côco, bacon e banha de porco, óleo de algodão, óleo de palma(dendê), carnes gordurosas e laticínios integrais.

Gordura Trans

As gorduras trans são encontradas em produtos industrializados, após um processo de hidrogenação de óleos vegetais, como acontece com a margarina. A razão pela qual a hidrogenação de óleos vegetais é atraente para a indústria de alimentos é que ela proporciona diversas vantagens como:
  • aumento da validade do produto
  • podem substituir óleos feitos com gordura animal, portanto, pode ser comercializado para atender aos vegetarianos e outras culturas onde a gordura de porco não é permitida.
  • menor necessidade de regrigeração
As gorduras trans também podem ser encontradas em pequenas quantidades naturalmente, como no leite de animais ruminantes.
A gordura trans deve ser evitada pois estudos indicam que o consumo de gorduras trans em maiores quantidades está ligado ao desenvolvimentos de doenças do coração.

Importante!!!!

Então, siga as 10 dicas para emagrecer de forma saudável. E, é claro, duradouro. 

1. Não tenha pressa. Se está acima do peso, pergunte-se há quanto tempo carrega esse excesso. Então, para que eliminar peso do dia para a noite? 

2. Corrija gradativamente a sua atitude em relação aos alimentos. 

3. Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boa. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingerí-lo. 

4. Controle a ansiedade. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida. 

5. Estipule horários para as refeições. 

6. Deixe de comer aquele doce e substitua pela fruta da sua preferência. 

7. Beba muita, mas muuuuuita água. 

8. Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar. 

9. Se alguém notar que está adotando novos hábitos e perguntar se está de "regime", mande um audível "não". Muitas pessoas adoram sabotar as boas intenções alheias. 

10. Confie em você! Tenha sempre uma atitude positiva. Estar determinada e confiante é mais do que meio caminho andado para atingir o seu objetivo.      

Metabolismo

Muito se ouve falar em metabolismo, como: “eu engordo porque meu metabolismo é lento” ou “meu metabolismo não trabalha da forma que deveria”, então decidimos esclarecer um pouco sobre o tão comentado metabolismo e também sobre o efeito platô, estado em que o organismo se adapta a uma restrição energética. 



Como definição, o metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo pode estar em estado anabólico, que é a síntese, ou seja, formação de compostos ou pode estar em catabolismo, onde há degradação, ou “quebra” de compostos. No emagrecimento, o organismo está em catabolismo.

O organismo gasta uma quantidade de calorias simplesmente para manter suas funções vitais quando se está em repouso como respiração e funcionamento cardiovascular, por exemplo, esse 

valor refere-se à taxa de metabolismo basal. Para identificar quantas calorias são gastas em um dia é necessário incluir alguns fatores como peso (quem pesa mais possui necessidade calórica maior), idade (com o avanço da idade o metabolismo diminui), sexo (os homens possuem mais massa muscular e por isso o metabolismo é mais acelerado) e nível de atividade física (a atividade física aumenta o metabolismo) que influenciam o gasto energético do organismo. 

Você sabe o que
é Efeito Platô
ou metabolismo lento? 
Dessa maneira sabe-se que cada pessoa possui um gasto diferente e precisa de energia de forma diferente para se alcançar o objetivo necessário, seja ele emagrecimento, ganho de peso ou simplesmente para manutenção do peso atual. 

O músculo também influencia o gasto energético, já que esse tecido é metabolicamente ativo e, quanto mais massa muscular está presente no corpo, maior será o gasto calórico. Naturalmente, os homens possuem um gasto calórico maior do que as mulheres já que eles apresentam uma maior quantidade de massa muscular e menor quantidade de gordura corpórea comparado com as mulheres. 
Assim, cada indivíduo possui o metabolismo de uma forma, mais lento ou mais acelerado. Com o emagrecimento, há uma diminuição na ingestão energética e, com isso, após um tempo o organismo se acostuma a essa restrição, requerendo menos energia para suas funções vitais e o metabolismo diminui, se adaptando a tal restrição.

Esse é o chamado Efeito Platô. Nestas situações, deve-se diminuir ainda mais as calorias consumidas e aumentar a atividade física para que o metabolismo faça com que haja um gasto calórico a mais e, assim, o corpo continua com a eliminação de peso.

Outra alternativa é aumentar as calorias consumidas por um ou dois meses e em seguida diminuir novamente a ingestão calórica, para que o organismo não esteja adaptado à restrição calórica e ocorra o emagrecimento.

Coisas que aprendi,principalmente mudar a cabeça,emagrecer os pensamentos

1Defina suas metas para este verão!
Entrar naquele biquíni, ir para a praia sem vergonha e chegar aos 70kg até o verão! Estas são algumas metas para você alcançar.
O segredo é definir metas realistas!
2Com as metas definidas, faça acontecer!
Faça exercícios e comece uma reeducação alimentar.
O Dieta e Saúde tem as ferramentas ideais para te ajudar a alcançar suas metas.
3Acompanhe seus resultados!
Anotar o que você come e a evolução dos resultados te deixará comprometida com as metas, além de te motivar dia após dia.
No Dieta e Saúde você acompanha toda sua evolução, além de anotar tudo o que come. Você emagrece até 1kg por semana comendo o que gosta!
5Conheça você mesma!
Saiba seus hábitos e perceba como mudar e o que deve evitar.
As vezes ficar longe do chocolate pode ser a solução.





Abandone o radicalismo:
 mude seus hábitos alimentares visando um cardápio balanceado, que favoreça sua saúde. Segundo R
5
Motivação JÁ!
Encontre outras pessoas que possam te apoiar e que tenham os mesmos objetivos que você. Assim você emagrece e ainda faz amigas e quem sabe aproveitar este verão acompanhada?
Direcione seu foco: está claro que você precisa estar atento a tudo que leva à boca quando está de dieta, mas isso não significa que seu pensamento deve estar totalmente voltado para a comida. Quando não estiver na hora das refeições, faça alguma coisa que te distraia, como ler um livro, ouvir música, assistir a um filme , enumera Roberta. Isso evita que você pense excessivamente nos alimentos , completa.


Previna-se das tentações: caso você ainda se sinta vulnerável diante das suas delícias preferidas, evite dar de cara com elas. Não se exponha a situações de risco , brinca a nutricionista. A solução apontada por ela é, na hora das compras, fugir das gôndolas e corredores que abrigam os alimentos tentadores, como bolachas recheadas e chocolates, por exemplo. (Montamos um roteiro completo para você não ter mais dúvidas na hora das compras )



Escape das armadilhas: você não precisa deixar de sair com seus amigos só porque eles sempre pedem sua sobremesa preferida. E também não precisa nem deve ficar chupando o dedo. Não hesite na hora da sobremesa, peça uma fruta , dá a alternativa Roberta. Se surgirem comentários descritivos das sobremesas saboreadas pela turma, mude de assunto. (Mude os 13 maus hábitos que azaram a sua dieta )

Mire no alvo: se você está pensando em matar uma das refeições principais para se esbaldar com um doce, afaste esta idéia para bem longe. Jamais pule uma refeição para compensar com um doce ou salgado muito calórico. O máximo que você consegue é, em vez de economizar calorias, se privar de diversos nutrientes , alerta a especialista. (Fuja da gelatina, sem deixar a sobremesa nem a dieta de lado )


Na dúvida, fique com o trivial: diante da variedade dos cardápios de restaurantes, opte pelos pratos mais simples, que, certamente, serão os menos calóricos. Prefira um prato de arroz, feijão, carne grelhada, legumes e verduras a uma fatia de torta ou quiche com salada e molho. Não se esqueça de trocar a mousse por uma fruta, na sobremesa , aconselha a nutricionista do Minha Vida. 
oberta, nenhuma restrição excessiva é saudável. Portanto, nada de pular o café-da-manhã para abusar no almoço. Planejando todas as refeições, você não chega afoito e faminto em nenhuma delas.

Pense positivo e aja da mesma forma:
 esqueça a idéia de que, para emagrecer, é preciso passar fome de barriga vazia, certamente você vai sentir mais vontade de devorar qualquer prato. A partir daí, mude também as suas atitudes, programando suas refeições, que devem somar cinco a seis por dia (café da manhã, almoço, jantar e pequenos lanches intermediários). (Descubra se você sabe emagrecer ). É comum as pessoas que seguem uma orientação nutricional questionarem a quantidade dos alimentos que vão ingerir, ao seguir o cardápio da dieta. Elas duvidam que irão emagrecer, comendo mais do que costumam comer , conta Roberta. Ela explica que, optando por alimentos mais saudáveis e menos calóricos, dá sim para treinar mais a mastigação, quando se está de dieta. Além disso, uma alimentação saudável permite que você consuma uma variedade maior de nutrientes 

Conquistas

Um dia de muitos outros....

Hoje paro pra escrever um pouquinho de mim,falar dos meus erros e acertos ,das vitórias e das derrotas ,afinal a vida é assim ,cheia de up e daw rsss.
  
bom, final de 2009 eu estava com 86 kilos, mto gorda e desesperada , me sentindo feia e nem uma roupa me servia,sem motivação pra nada, deixei-me  levar pela depre.Não saía de casa com vergonha de mim mesma,medo do que as pessoas iam falar de mim....
A algum tempo ,na luta de engorda e emagrece ,acabei evoluindo um quadro de bulimia, que para mim era totalmente controlável,mas aos poucos foi virando uma "rotina".Eu pensava em comer,comer,e depois iria jogar tudo fora ....Mas nem sempre dava certo .Muitas vezes eu tentava e só tinha ânsia,ficava quase louca,pois tinha comido muuuito mesmooo.Daí vinha na minha cabeça:Que farei agora?com toda essa comida dentro de mim?Chorava muito,me desesperava e pior : _ o estrago já está feito mesmo ,agora vou comer mais !!Um horror mesmo!!!Comecei a ter sérios problemas de saúde e fui ao médico ,fiz alguns exames e constatei: diabetes ,triglicerídeos altíssimos e colesterol mto alto.O medico me alertou ,disse que eu estava correndo risco de vida e que se eu quisesse criar meus filhos (ainda pequenos),teria que mudar.Eu sabia que precisava sair daquela vida.
O pior momento era ver as fotos e me ver tão gorda,o monstro que me tranformei,pensava.Eu sei que há pessoas ainda em estado pior que o meu ,mas naquele momento a gente se acha o pior,achava que nada na vida era pior que a minha situação.Na verdade eu vivia com pena de mim mesma ,e enquanto eu continuasse assim,tudo só pioraria.Ter pena de si mesmo é como parar no tempo e ficar se vendo auto destruir.


Comer dá muito prazer,principalmente alimentos que tem gorduras ,açúcar,massas..............Haaa como é bom!!Mas o prazer acaba com a última colherada,aí vem a tristeza:_Porque fui comer taaanto meu Deus!!!Vem a vontade louca de botar o dedo na garganta e por tudo fora,mas isso não para por aí,algumas horas depois a vontade de comer volta e começa tudo de novo......
O que fazer pra parar ?Como se controlar?Como mudar hábitos de uma vida inteira sem desanimar?Como não passar vontade das coisas que mais gostamos de comer?Como ? como? como?
Vamos tentar responder a tantos "como" aí por diante.Uma longa caminhada se inicia a partir daqui,uma caminhada de aprendizado ,e todos os dias aprendemos muito.
                  
Por hoje fico por aki,mas ...tem mais ....muito mais.......