Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Memórias de uma célula gorda

Falar que é fácil emagrecer é mentira, porque não é. Requer renúncias e muita persistência para dizer ‘não’ para o que a gente gosta e estava acostumado a comer deliberadamente. Mesmo não sendo tarefa das mais simples é compensador, principalmente quando você fica de bem com a autoestima e consegue voltar a usar uma calça que não entrava em seu corpo há muitos anos. Para mim isso vale todos os sacrifícios.


Mas emagrecer não quer dizer parar de comer, até porque caso a tática para perda de peso seja essa, qualquer deslize devolve ao corpo os quilos eliminados. Isso porque,  nossas células de gordura têm uma excelente memória e tendem a se lembrar e a buscar o peso que permaneceu no corpo por mais tempo. É assim que acontece o efeito sanfona e todos os seus desdobramentos: estrias, flacidez, etc.



A perda muito rápida de peso facilita a volta dele quando se abandona a dieta ou se chega ao sonhado peso ideal, é saudável que pessoas com sobrepeso percam entre 0,5 kg e 1 kg por semana. A perda excessiva não é um bom sinal.





Agora, como fazer para “convencer” a memória da célula a fixar o novo peso? Geralmente as pessoas levam o mesmo tanto de meses que a quantidade de quilos perdidos. Alguém que emagreceu 6 quilos, por exemplo, precisa de seis meses para fazer as células se lembrarem do novo peso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário