Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de maio de 2011

ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE VERSUS DIETAS RESTRITIVAS

Mais uma semaninha que se inicia ,cheia de vontade de fazer tudo dar certo.E vai dar se Deus quiser.Já iniciei meu dia com um chazinho bem quentinho .....comecei com o chá da Lalá ,o de vergonha na cara ,claro ,pois que coisa feia ,eu simplesmente dei uma descuidada e ó no que deu: passinhos para tras rsrsrs.Mas eu vou correr pra frente e dessa vez vai dar muito certo ,e não tem guloseimas que me domine !!!
Bom hoje quero falar sobre um assunto : ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE
Um bom exemplo é que 1 maçã tem o mesmo teor de calorias que 1 colher de sopa de leite moça, mas sabemos que para a saúde, existe enorme diferença.
Outra desvantagem é que a maioria das dietas não ensinam bons hábitos alimentares, nem propõem mudanças de comportamento que ajudem a superar a tendência para engordar ou para comer compulsivamente.
Por definição, dieta é uma prática alimentar configurada para atingir um determinado objetivo, ao final do qual, pode-se retornar aos hábitos iniciais (?). A interrogação é porque, em princípio, não está implícito que a dieta, seja qual for, tem um compromisso com a re-educação alimentar.
Em contra partida, alimentar-se significa nutrir-se e, se esta alimentação for baseada em conceitos de escolhas conscientes e uso balanceado dos dos alimentos, a cada refeição ou lanche, então estamos falando de uma educação alimentar, de um hábito para toda a vida.
Não estou aqui afirmando que todas as dietas são questionáveis ou que não são necessárias ou úteis.
Importante: antes de começar qualquer programa alimentar ou de exercícios, leve em conta as seguintes recomendações:
1. Se você está muito acima do seu peso normal, tem diabetes ou problemas de coração, deve consultar o médico antes.
2. Passe longe das dietas que reduzem drasticamente a quantidade de alimentos e calorias e prometem resultados rápidos demais.
3. Dietas extremas, que não respeitam as necessidades básicas do organismo só podem ser seguidas com supervisão médica.
4. Remédios para ajudar na perda de peso só podem ser receitados por médicos. Fuja das fórmulas milagrosas para emagrecer.
5. Não use diuréticos ou laxantes para perder peso: essa é uma prática perigosa, que pode prejudicar seu organismo seriamente.
Uma dica
É possível emagrecer com segurança, usando o bom senso, o respeito pelo seu corpo e saúde. O importante é adotar um tipo de alimentação que você vai continuar preferindo depois de ter atingido seus objetivos: A Alimentação Consciente e Balanceada + os Sucos Desintoxicantes.
BOA SEMANA!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário